segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Salman Rushdie- quem mandou mexer com o que tá quieto!


Salman Rushdie
Ahmed Salman Rushdie nasceu no dia 19 de junho de 1947, em Bombaim, na Índia.

O escritor é fã do filme "O Mágico de Oz"(1939).

O escritor anglo-indiano Salman Rushdie foi jurado de morte no dia 16 de fevereiro de 1989 por meio de uma fatwa (edito religioso) pelo aiatolá Khomeini, dirigente espiritual do Irã.

Seu livro "Versos Satânicos" foi considerado uma blasfêmia contra o Islã.

Uma recompensa de US$ 2,5 milhões foi oferecida pela fundação beneficente iraniana Khordad a quem matasse Rushdie. Cerca de 500 iranianos também se dispuseram a vender um dos seus rins para financiar a execução.

As palavras do aiatolá: "Informo o orgulhoso povo muçulmano do mundo que o autor dos Versos Satânicos, livro que é contra o Islã, o Profeta e o Corão, e todos os que estão envolvidos na sua publicação e estavam conscientes do seu conteúdo, são condenados à morte."

O escritor viveu cerca de dez anos na clandestinidade. Até a companhia aérea British Airway considerava um perigo transportá-lo por causa de atentados e seqüestros. A sentença parecia irrevogável. Segundo as leis islâmicas, uma fatwa só pode ser anulada por quem a proferiu. Com a morte do aiatolá Khomeini em junho de 1989, a condenação tornou-se eterna.

Em setembro de 1998, o presidente iraniano Mohammad Khatami anunciou que o caso de Salman Rushdie deveria ser considerado completamente encerrado.

O governo do país fez uma desistência formal na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. A medida fez o Reino Unido reatar relações diplomáticas com o Irã.

No período em que a fatwa esteve em vigor, livrarias que vendiam " Versos Satânicos" foram assaltadas e queimadas.

O tradutor japonês Hitoshi Igarashi foi morto a facadas nas ruas de Tóquio, em 1991, por um radical islâmico. Outro tradutor, o italiano Ettore Capriolo, sobreviveu a um ataque em Milão. Em outubro de 1993, o editor norueguês William Nygaard escapou com vida depois de levar quatro tiros pelas costas.

Salman Rushdie começou a escrever em 1975. Além de "Versos Satânicos" o escritor já tem publicados "Filhos da meia-noite" e "O chão que ela pisa", que inspirou uma música do grupo irlandês U2.

Em 1976 se casou com Clarissa Luard e teve o primeiro filho, Zafir.

Separado, Rushdie se casou novamente em 1988. A escritora americana Marianne Wiggins deixou-o depois de seis meses por causa da fatwa e vendeu a história a um jornal britânico.

A terceira mulher do escritor foi Elizabeth West, nascida no Reino Unido. Eles se casaram secretamente em 1997, nos Estados Unidos, e tiveram um filho, Milan.

Depois dos anos difíceis, Rushdie conheceu a modelo e atriz Padma Lakshmi numa festa em Nova York. Padma nasceu na Índia e é 24 anos mais nova que o escritor. O casamento terminou em julho de 1997.

Nenhum comentário: