sexta-feira, 19 de março de 2010

GARRAFINHA DE AREIA.


As garrafas de areia colorida consistem, em um trabalho minucioso e detalhado de combinar areias coloridas provenientes das falésias do litoral dentro de recipientes de vidro constituindo paisagens da rica natureza brasileira.

Esse tipo de artesanato surgiu, principalmente, em Majorlândia, uma praia do interior do Estado do Ceará. Utilizando as areias multicores das falésias que lhes enfeitam a praia os artistas locais criaram as originais garrafinhas de areia colorida. Pacientemente com estiletes e diminutas pasinhas eles vão dosando a areia para dentro das garrafas formando paisagens e desenhos variados. Até fotografias chegam a serem reproduzidas nessas garrafinhas

Morro Branco e Praia das Fontes têm um cenário próprio de falésias de areias coloridas. A variedade é de 12 cores naturais, existentes principalmente no labirinto de falésias de Morro Branco, hoje protegido por lei que proíbe a retirada de areia. O labirinto integra a área do Parque Natural das Falésias.Além das cores naturais, os artesãos pintam a areia branca e fazem as cores mais fortes - verde, azul, vermelha e outras. Um espaço reservado pelo Ibama permite a retirada da areia fora da área protegida. Além da areia e da garrafa ou taça, os elementos de trabalho do artesão são um fio de cobre ou palito, uma pequena concha e uma pá feita com aro de panela. São ferramentas de ponta fina que movimentam e dão a forma desejada à areia.




Obviamente é um trabalho de muita paciência e habilidade. Arte pura!


texto video e imagem retirado do blog:blogdamundoposto.blogspot.com

Nenhum comentário: